segunda-feira, 4 de julho de 2011

Gorro com flores

Nota: Existem termos diferentes de tricô e croché em português de Portugal e do Brasil.

Malha = Ponto Canelado = Barra
Ponto Jarreteira = Cordões de Tricô
Ponto Liga – Ponto Tricô

Croché :
pa – ponto alto
pad – ponto alto duplo
pat – ponto alto triplo
pb – ponto baixo
pbx – ponto baixíssimo
pc – ponto corrente

Ponto jarreteira (em idas e voltas) :
Tricotar todas as carreiras em ponto meia.

Aumentos : Aumentar 1 m/p com 1 laçada a 1 m/p do rebordo. Na carreira seguinte, tricotar a laçada torcida (enfiar a agulha na parte de trás) em ponto meia.
Diminuições : Diminuir 1 m/p, tricotando 2 ms/pts juntamente em meia

Xaile :
Com 2 fios rosa médio e as agulhas 5 mm montar 3 ms/pts. Tricotar em ponto jarreteira e, ao mesmo tempo, aumentar 1 m/p de um dos lados a 1 m/p do rebordo – ver aumentos acima - 61 vezes a cada 4 carreiras = 64 m. Não esquecer de manter a mesma tensão da amostra!
Depois, tricotar 4 carreiras em ponto jarreteira em todas as ms/pts. A peça mede aproximadamente 78 cm de altura total. Continuar em ponto jarreteira, diminuindo 1 m/p do mesmo lado em que se fez os aumentos, a 1 m/p do rebordo, 61 vezes a cada 4 carreiras – ver diminuições acima - = 3 ms/pts.
Arrematar. O xaile mede cerca de 155 cm.

Flores em croché :

Com 2 fios Kid-Silk e a agulha de croché 4 mm, montar 4 pc, formar um aro com 1 pbx no 1.º pc.
C 1 : 6 pb no aro, unir com 1 pbx no 1.º pb
C 2 : * 3 pc, 1 pb no ponto seguinte * repetir de * a * em toda a carreira = 6 aros
C 3 : 1 pc, fazer em cada aro : 1 pb, 5 pa, 1 pb, unir com 1 pbx no 1.º pc
Fazer desta maneira 6 flores em rosa claro, 6 em rosa médio e 4 em urze = 16 flores.
Dobrar o xaile em 2 pelo direito – ver fig. 1. Costurar 1 flor de cada cor em cada ponta, e distribuir as restantes 10 flores, colocando 5 na ponta do meio e 5 ao nível da dobra (costurar apenas a parte superior).

Boina :

Tricota-se em idas e voltas. Com 2 fios urze e as agulhas 3 mm montar 100 ms/pts. Tricotar 2 cm em ponto meia, 1 carreira liga/tricô do direito (= dobra), 2 cm em ponto meia. Medir a partir daqui.
Continuar com as agulhas 5 mm e tricotar 2 carreiras em ponto jarreteira. Distribuir 10 marcadores de ms/pts pelo direito da peça, da seguinte maneira : o 1.º marcador depois de 1 m/p, os restantes 9 marcadores com 10 ms/pts entre eles. Restam 9 ms/pts depois do 10.º e último marcador. Na carreira seguinte (direito da peça), aumentar 1 m/p depois de cada marcador – ver aumentos acima. Repetir estes aumentos mais 3 vezes a cada 4 carreiras = 140 ms/pts. A 7 cm de altura total, diminuir 1 m/p depois de cada marcador – ver diminuições acima - 12 vezes a cada 4 carreiras = 20 ms/pts. Depois, tricotar todas as ms/pts juntamente, 2 a 2, cortar o fio e passá-lo pelas restantes ms/pts.

Montagem :
Dobrar a orla de baixo para cima pelo avesso da boina e costurá-lo com pequenos pontos invisíveis – ter atenção para não puxar demasiado o fio da costura. Depois, fechar a boina com uma costura nas ms/pts de ourela dos 2 lados, de maneira a que essa costura não fique demasiado grossa. A boina mede cerca de 22 cm.
Fazer 1 flor rosa claro, 1 em rosa médio e 2 em urze como indicado acima e costurá-las na boina.
video icon DROPS Video Index:
video icon DROPS Video Index:
If you do not find the video you need, click here to go to DROPS Video Index.
Diagram
diagramold1

Nenhum comentário:

Postar um comentário